Baixista, compositor, arranjador, começou sua carreira profissionalmente como integrante do Grupo Manifesto, com quem lançou dois LPs “Manifesto Musical” (1967) e “Grupo Manifesto” (1968), com várias composições de sua autoria.
Em 1967, o Grupo Manifesto venceu o II Festival Internacional da Canção, com a canção “Margarida” de Guttemberg Guarabyra. Neste mesmo festival, Fernando classificou a música “Canção de Esperar Você”, interpretada por Gracinha Leporace, sua irmã.
Em 1969, já como integrante do grupo Vox Populi, seguiu para o México, onde morou e trabalhou por um ano. Com esse grupo formado também por Helvius Vilela, Otávio Brandão, Getúlio Pereira, Guto Graça Melo, Cecília Penna Chaves e Amaury Tristão, lançou um disco chamado “Vox Populi”. Em 1970 mudou-se para Los Angeles onde aprimorou seus estudos de composição, violão e contrabaixo.
Regressou ao Brasil no início de 1972 e começou a trabalhar como contrabaixista em gravações e shows, com vários artistas da MPB: Edu Lobo, Gal Costa, Ivan Lins, Dorival e Família Caymmi, Elizeth Cardoso, Milton Nascimento, Chico Buarque, Marlene, Maysa, Sueli Costa, Fátima Guedes, Sá, Rodrix e Guarabira entre muitos outros.
Trabalhou com o trompetista Márcio Montarroyos em diversos shows e projetos, incluindo a trilha sonora da novela Carinhoso, da Rede Globo, onde também gravou cantando a faixa “Priscila” de Guto Graça Mello e Nelson Motta.
Com a compositora Joyce Moreno desenvolveu uma sólida parceria, no trio formado também por Tutti Moreno (bateria), que resultou na gravação de três álbuns emblemáticos da autora: “Feminina”, “Água e Luz” e “Tardes Cariocas”.
Como compositor, teve várias obras gravadas por artistas como:
Edu Lobo (“Camaleão” que batizou o álbum lançado pelo artista); Nana Caymmi e Alaíde Costa (“O Que se Sabe de Cor”); Leny Andrade (“Embriagador”); Zizi Possi (“Pra Vida Inteira”); Joyce (“Coração de Criança”); Marília Medalha (“Depois Que Foi Embora”, “Aldeia” e “Eu Queria Saber Agora”); Marianna Leporace (“Navegante” e Fazer a Mala”); Alberto Rosenblit (“Navegante” – instrumental), além dos internacionais Sarah Vaughan e Johnny Mathis (“Wanting More”), entre outros.
Entre seus parceiros destacam-se: Nelson Wellington, Nelson Ângelo, Joyce Moreno, Délcio Carvalho, Dilma Lóes, Abel Silva, Alexandre Lemos, Alberto Chimelli e a letrista americana Tracy Mann.
Como compositor, arranjador, instrumentista e intérprete, gravou um LP, “Aldeia”, em parceria com Maurício Gueiros, lançado em 1986, numa produção independente com cinco composições de cada um.
No teatro assinou a trilha do musical infantil de Dilma Lóes, “Se a Banana prende o Mamão Solta”, que permaneceu em cartaz no Rio de Janeiro durante o ano de 1985 (Teatro Villa Lobos, Teatro do América e Hotel Nacional).
Em 1998 montou o projeto “Pra Vida Inteira”, um trabalho autoral, apoiado por uma banda formada por: Marianna Leporace (voz), Adriano Souza (teclado), Mila Schiavo (percussão) e Afonso Cláudio (sax/flauta) e se apresentou num circuito de casas, teatros e centros culturais no Rio de Janeiro.
Como principal influência e mentor musical de sua irmã “caçula”, Marianna Leporace, desenvolveu naturalmente uma parceria que começou nos primeiros anos da carreira dela. Juntos fizeram diversos shows pelo país em diversas ocasiões e diferentes turnês. Fernando segue como baixista, compositor e arranjador de seus trabalhos com destaque para: os CDs “São Bonitas as Canções” e “Marianna Leporace Canta Baden Powell” (2005), onde participou como baixista; os álbuns “Pessoa Rara” (2005) e “Folia de 3 Canta Márcio Borges” (2020) do grupo vocal Folia de 3, onde criou arranjos vocais para o trio e gravou como baixista; o álbum “Interior” com duas canções de sua autoria e participações de baixo e vocal; e o álbum “Samba em Família” onde toca, arranja e tem duas músicas de sua autoria, que está em fase de finalização.

Ao lado da violonista e arranjadora Célia Vaz e do quarteto vocal Nós Quatro, Fernando apresentou-se em diversas cidades do país, com destaque para o Projeto Pixinguinha, que percorreu seis estados. Com Celia desenvolve uma forte parceria em arranjos de base, arranjos vocais, produção musical para gravações de shows de diversos artistas e grupos vocais dirigidos por ela, com destaque para o álbum “OuroBa”, do grupo de mesmo nome, onde atuou como arranjador vocal e baixista.